sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Materiais da Mesa-redonda sobre o rádio na educação: experiências e diálogos.

Aula 10/09/2010
Mediada por Cesar Leigo
Radio na Educação Experiência e diálogos
Contou com a participação de três palestrantes
1° palestrante foi Carla Regina que expôs o tema Radio na Escola – Proposta Criativa
Ela nos mostrou como fazer uma estruturação do projeto da Rádio Escola- como são criados os textos, a responsabilidade da cada grupo e os prazos determinados. Que o rádio pode ser usado como interdisciplinaridade – informes gerais - cultural – jornalísticos – rádio história – rádio teatro – boletins com informações climáticas e geográficas.
Colocando as etapas de criação – pesquisa do conteúdo – produção dos textos – produção do roteiro de entrevista – reunião de pauta – processo de produção da rádio escola – apresentação do programa.
Para Carla o educador tem que está à frente, utilizar as tecnologias em sala de aula. Nas escolas o rádio veio depois do computador é importante para criar alunos pensadores e criadores.
2° palestrante foi Fernanda Leuturian do Projeto Cipó – comunicação interativa que tem como missão criar oportunidade para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização da comunicação e da educação.
Este projeto tem como objetivo:
Desenvolver ações com professores e alunos da escola pública.
Utilizar tecnologias como ferramentas integradoras dos vários atores da comunidade escolar em torno da elaboração de produtos de comunicação.
Contribuir para desenvolvê-lo a leitura crítica da mídia e a democratização dos meios de comunicação
Explicou a montagem do projeto na escola, que vem atuando desde 2000.
E nos mostrou o que possível produzir: Sport educativo, notícias, entrevistas, enquetes, programa de variedades, vinhetas e músicas.
Falou dos equipamentos e sofweres  utilizados .
E também mostraram o que pode ser provocado dando alguns exemplos: envolvimento da comunidade escolar – desencoberta de potenciais – responsabilidades – espírito de liderança – acesso crítico ao meio de comunicação – produtores.
Finalizado com algumas recomendações, tais como : tem que ser um projeto da escola, a produção tem que ser coletiva e o estudante têm que exercer sua criatividade e expressar o que deseja.
O projeto é importante porque fortalece o projeto político pedagógico da escola estreito laços sentimentais e potencializa a aprendizagem.
O último palestrante foi  da Rádio Educadora onde nos mostrou que tem uma programação voltada para educação e também nos mostrou 5 telenovelas sobre personalidades da Bahia.
Dando exemplo da Maria Felipa que conta a história de umas das mais importantes personagens da luta da Independência da Bahia.
Concluiu que é possível faz radio com o teor educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário