sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INTERATIVIDADE

Levy nos trás a parábola da maçã, para que possamos perceber a interatividade entre o que é REAL E VIRTUAL (signo e coisa)
·         A interatividade vista como problema;
·         Telefone mais interativo, pois a reciprocidade;
·         A televisão é mais interativa, pois a reciprocidade;
·         A televisão possui apenas um espetáculo a oferecer.
O autor nos reporta a interatividade entre game e o telefone em que neste caso o 1° tem uma interatividade maior que o 2°, pois a comunicação virtual neste sentido é mais percebida, pois implica na mensagem, tanto a imagem da pessoa, como a situação.
Percebemos então que a depender do contexto game pode ser ou mais interativa que o telefone, porém  é inegável que por estar em contato com o corpo do interlocutor. O telefone é a primeira mídia de tele presença.
De acordo com o texto lido, podemos medir o grau de interatividade através dos seguintes eixos:
v  A possibilidades de apropriação  e personalização da mensagem recebida;
v  A reciprocidade de comunicação;
v  A virtualidade ;
v  A implicação da imagem dos participantes nas mensagens;
v  Tele presença.

Pierre Levy nos trás a problemática sobre a interatividade em que urge as necessidades de se ter um novo olhar para os modos de comunicação que estão  cada dia mais avançadas e embutidos de conhecimentos .

Levy, mostra um quadro com diferentes tipos de interatividade.

Relação com a                                                                                            mensagem

Dispositi_
vo de
comunicação


Mensagem linear
Não-alterável
Em tempo real

Interrupção e reorientação fluxa informacional
Em tempo real

Implicação do participante na mensagem
Difusão unilateral
v  Impressa
v  Radio
v  Televisão
v  Cinema
-Banco de dados   multimodais
-Hiperdocumentos fixos
-Simulações  sem imersão nem probabilidade de modificar i o modelo
- videogames com um só participante
- simulações com imersão (simulador vôo) sem modificação possível do modelo

Diálogo, reciprocidade

Correspondência postal entre duas pessoas
-telefone
-videofone
Diálogos através de mundos virtuais, cibersexo
Diálogo entre vários participantes
-rede de correspondência
-sistema de publicações em uma comunidade de pesquisa.
-Correio eletrônico.
-Conferências eletrônicas
Teleconferência ou videoconferência com vários participantes
-Hiperdocumentos abertos acessíveis on-line, frutos de escrita/leitura de uma comunidade
-Simulações (com possibilidade de atuar sobre o modelo) como de suportes de debates de uma comunidade.
- RPG multiusuário no ciberespaço
-Videogame em “realidade virtual “ com vários participantes
-Comunicação em mundos virtuais,negociação contínua dos participantes sobre suas imagens e a imagem de sua situação comum



As indagações e inquietação que Levy nos trás continuam presentes – apesar da velocidade do crescimento e transformação nos quais meio que percebemos nessas novas tecnologia de comunicação e  informação .

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