sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Projeto de intervenção

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAH
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Projeto de intervenção
Tema: sexualidade na adolescência
Publico alvo: alunos 8° e 9° ano
Problemática
A transição entre a fase de desenvolvimento infantil para fase da adolescência exerce mudanças físicas e comportamentais nos jovens e desencadeados dúvidas em relação às transformações que o corpo passa, trazendo em si dúvidas e receio de se discutir ou procurar informações a respeito deste processo.
É necessário transmitir a esses jovens a importância que estas mudanças têm na sua vida e perceberem ainda que apesar das dificuldades que às vezes encontram dentro da sua própria família em dialogar com os seus pais sobre o assunto é necessário o esclarecimento e o conhecimento para melhor adaptação e aceitação do seu corpo em transformação física e emocional.
Diante desta temática julgamos ser necessário oferecer condições de um trabalho de intervenção maior sobre o assunto, uma vez que nossas aulas têm como objetivo principal a formação do aluno enquanto ser humano, capaz de crescer, e realizar-se plenamente e assumindo o seu papel de cidadão dentro da sociedade a qual faz parte e para tal utilizaremos as tecnologias para a realização desse trabalho, pois as mesmas fazem partes da realidade desses jovens.
Objetivo geral: Proporcionar ao aluno condições de esclarecer dúvidas acerca da adolescência, bem como de manifestar-se em relação a comportamento , atitudes, ansiedade e característica dessa fase.
Objetivos específicos
·         Identificar as mudanças que ocorrem no corpo humano desde nascimento.
·         Perceber as mudanças físicas e comportamentais típica da adolescência.
·         Conhecer o sistema genital masculino e feminino.
·         Reconhecer o ciclo menstrual e a importância de cada fase.
·         Identificar o processo da fecundação.
·         Conhecer as etapas de gestação e desenvolvimento do feto, bem como os cuidados durante a gravidez.
·         Reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada e do plano medico, psicológico social e econômico.
·         Desenvolver e construir uma opinião própria sobre o aborto a partir da analise dos fatores nele envolvidos.
·         Reconhecer a eficácia da camisinha e a necessidade do sexo seguro.
·         Conhecer outros métodos contraceptivos.
·         Conhecer as principais DSTs.
·         Criar hábitos de higiene e cuidados com o corpo.

METODOLOGIA:
Buscando a aplicação e o desenvolvimento desse projeto de maneira atrativa e motivadora, decidiu-se pela :
1.    Leitura de textos no livro didáticos, internet, artigos dos temas;
·         Crescimento e mudanças no corpo humano.
·         Sistema genital masculino e feminino.
·         Ciclo menstrual.
·         Fecundação, gravidez e gravidez na adolescência.
·         Aborto.
·         Métodos contraceptivos.
·         DSTs.
·         Higiene do corpo.
2.    Assistir em DVD filmes relacionados com o tema.
3.    Construção de resumes e mapas conceituais, blog da turma na sala de tecnologia.
4.    Produção de uma cartilha informativa pelos alunos para divulgação e apresentação no blog.
CRONOGRAMA:
 AVALIAÇÃO
·         Apresentação dos slides como os mapas conceituais.
·         Apresentação do blog da turma
·         Discussões e colocações sobre cada tema.
REFERÊNCIAS
·         FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. Ensaio sobre educação, sexualidade e gênero.  Salvador: Helvécia, 2005, v. 1.
·         ____________________. BARBOSA, Maria Paquelet Moreira. Oficinas sobre Sexualidade e Gênero. 1. ed. Salvador-Ba: Helvécia, 2007, v. 1. 167 p
·         LOPES, Gerson. Conversando com a Criança Sobre Sexo. Quem Vai Responder? Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
·         ______________. Conversando com o Adolescente Sobre Sexo. Quem Vai Responder? Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
·         VILELA, Maria Helena & EGYPTO, Antonio Carlos. O assunto é sexo. E é sério: In: Nova Escola, ano XXIII, nº 214, ago. 2008, p. 38 – 46.
·         http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf

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