Atividade desenvolvidada: por Luviana Vidreira
Maria do Rosário Souza
Duas estudantes do curso de Especialização em Tecnologias e Novas Educações estavam fazendo uma leitura e analise do texto de Pierre Levy e ao discutirem sobre o capitulo XII – “As árvores de conhecimento um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na formação, chegaram às seguintes conclusões:
1. A relação do saber é atualizada através dos processos sociais que são: o saber flutuante e destotalizado, aprendizagens cooperativas, inteligências coletivas no centro da comunidade virtuais, desregulamentação parcial dos modos de reconhecimento dos saberes, gerenciamento dinâmico das competências em tempo real.
2. Foram trabalhados conceitos tais como:
Ø Árvores do conhecimento que visam gerenciar de forma global as competências nos estabelecimento de ensino entre outros.
Na base temos conhecimentos compartilhados, representada pelo tronco. Cada galho representa o grupo de competências. O grande número de pequenos galhos mostra a existência de muitas áreas de competências.
Ø Savoir faire à saberes teóricos
Ø Habilidades comportamentais à saber ser
Ø Competências
Ø Valor contextual à mecanismos de auto-regulamentação (avaliação continua)
Ø Brasão à é a imagem à competência de cada pessoa
Ø Brevês à imagem pessoal de cada individuo.
3. Projeto Néctar à Um exemplo real de uso das árvores de conhecimento.
Ø Universidade piloto
Ø Forma como foi implantada
Ø Principal vantagem do Néctar à descompartimentalização internacional e de otimização dos recursos universitários.
Um sistema universal sem totalidade - Levy nos mostra que é possível trabalhar com as arvores em países diferentes , em um mesmo país ou dentro de uma universidade.
4. Conclusão sobre o texto à sucesso das árvores e diferenciação entre universal x totalização do saber.
.
As árvores favorecem a universalização dos saberes e competências sem contudo impor totalização dos mesmos garantindo a especificação de cada membro s cada local envolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário