sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ATIVIDADE – RADIO

   Atividade desenvolvidada: por Luviana Vidreira
                                                               Maria do Rosário Souza
Duas estudantes do curso de Especialização em Tecnologias e Novas Educações estavam fazendo uma leitura e analise do texto de Pierre Levy e ao discutirem sobre o capitulo XII – “As árvores de conhecimento um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na formação, chegaram às seguintes conclusões:
1.      A relação do saber é atualizada através dos processos sociais que são: o saber flutuante e destotalizado, aprendizagens cooperativas, inteligências coletivas no centro da comunidade virtuais, desregulamentação parcial dos modos de reconhecimento dos saberes, gerenciamento dinâmico das competências em tempo real.
2.      Foram trabalhados conceitos tais como:
Ø  Árvores do conhecimento que visam gerenciar de forma global as competências nos estabelecimento de ensino entre outros.
Na base temos conhecimentos compartilhados, representada pelo tronco. Cada galho representa o grupo de competências. O grande número de pequenos galhos mostra a existência de muitas áreas de competências.  
Ø  Savoir faire à saberes teóricos
Ø  Habilidades comportamentais à saber ser
Ø  Competências
Ø  Valor contextual à mecanismos de auto-regulamentação (avaliação continua)
Ø  Brasão à é a imagem à competência de cada pessoa
Ø  Brevês à imagem pessoal de cada individuo.
3.      Projeto Néctar à Um exemplo real de uso das árvores de conhecimento.
Ø  Universidade piloto
Ø  Forma como foi implantada
Ø  Principal vantagem do Néctar à descompartimentalização internacional e de otimização dos recursos universitários.
 Um sistema universal sem totalidade - Levy nos mostra que é possível trabalhar com as arvores em países diferentes , em um mesmo país ou dentro de uma universidade.  

4.      Conclusão sobre o texto à sucesso das árvores e diferenciação entre  universal x totalização do saber.
       .  
      As árvores favorecem a universalização dos saberes e competências sem contudo impor totalização dos mesmos garantindo a especificação de cada membro s cada local envolvido.

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